História do Telescópio

     No século VII, os árabes instalaram observatórios em cidades onde hoje fica o Egito, Iraque e Síria, desenvolvendo alguns instrumentos astronômicos, como o astrolábio. Quando conquistaram a Espanha no século XI, os árabes estabeleceram observatórios nestes novos centros, de modo que a astronomia passou para a Europa sem interrupção. Em 1550, o matemático inglês Leonard Digges descreveu um sistema com uma lente de longa distância focal e outra de curta distância focal, que pode ser interpretado como um precursor do telescópio. Galileu Galilei começou suas observações telescópicas em 1609, usando um telescópio construído por ele mesmo. Porém não cabe ao italiano o crédito da invenção do instrumento. A maioria dos historiadores acredita que o primeiro telescópio foi construído pelo fabricante de óculos holandês Hans Lippershey, que em 1608 inventou um instrumento para observar objetos a longa distância, constituído por um tubo com uma lente em cada extremidade. Ao longo dos tempos, outros cientistas (entre eles Isaac Newton) foram aperfeiçoando os telescópios até chegar aos modelos mais modernos, como o imponente GTC, considerado um dos telescópios mais potentes do mundo.


Telescópio GTC (Crédito: Revista Istoé)

 

FONTES DE CONSULTA

LAS CASAS, RENATO & MOURÃO, DIVINA. 1999. Telescópios. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas10.htm. Acesso em 16/11/2020.

OLIVEIRA FILHO, KEPLER DE SOUZA. 2011. Telescópios e Instrumentos. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/telesc/. Acesso em 16/11/2020.

SGARBI, LUCIANA. 2016. O Telescópio Mais Potente do Mundo. Disponível em: https://istoe.com.br/424_o+telescopio+mais+potente+do+mundo/. Acesso em: 16/11/2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Telescópios